domingo, 20 de julho de 2014

Análise: Garchomp/Mega Garchomp



   Com uma base solida de 130 de atk este dragão do deserto consegue causar grandes estragos a maioria das coisas que toca.  Com acesso ainda a Swords Dance este pokémon destroi stalls em segundos. Para finalizar tem uma resistência assustadora alem de uma gama de habilidades uteis tais como Rough Skin. Hoje nós vamos falar do Garchomp o pseudo-lendário de Sinnoh!
    Na geração 4,quando surgiu,este pokémon pulou rapidamente para a tier Uber por não ter nenhum pokémon capaz de dar outspeed nele - quando com scarf - sem ter um golpe de prioridade e os poucos golpes de prioridade disponíveis no competitivo daquela época não faziam nada nele.Outro fator que contribuiu para sua chegada em Uberlândia foi pouquíssimos counters para o mesmo. Dai já sabem né...
   Agora na geração XY, Garchomp continua ótimo ( mas desceu para OU ) , mesmo com a mais nova ameaça: FADAS e ele já tem um counter para elas. Bem vamos aos status e ao moveset deste monstrinho:

Garchomp
StatRange
At Lv. 50At Lv. 100
HP:108
168 - 215326 - 420
Attack:130
121 - 200238 - 394
Defense:95
90 - 161175 - 317
Sp.Atk:80
76 - 145148 - 284
Sp.Def:85
81 - 150157 - 295
Speed:102
96 - 169188 - 333
Total:600  Other Pokémon with this total  
  • Minimum stats are calculated with 0 EVsIVs of 0, and a hindering nature, if applicable.
  • Maximum stats are calculated with 252 EVs, IVs of 31, and a helpful nature, if applicable.

Mega Garchomp 
StatRange
At Lv. 50At Lv. 100
HP:108
168 - 215326 - 420
Attack:170
157 - 244310 - 482
Defense:115
108 - 183211 - 361
Sp.Atk:120
112 - 189220 - 372
Sp.Def:95
90 - 161175 - 317
Speed:92
87 - 158170 - 311
Total:700  Other Pokémon with this total  
  • Minimum stats are calculated with 0 EVsIVs of 0, and a hindering nature, if applicable.
  • Maximum stats are calculated with 252 EVs, IVs of 31, and a helpful nature, if applicable.















Podemos perceber a perda de speed na mega evolução mas um aumento nos status defensivos e ofensivos o que permite um tempo em jogo para se preparar para o ataque adversário. No entanto, vamos começar com Garchomp sem a Garchompite.

  • PRÓS
- Muito eficaz e rapido um revenge killer de primeira classe


- Uma base solida de ataque poucos pokémons steel e fairy suportam.

- Swords Dance faz com que ele sweepe todas as walls de um time

- Com uma resistência incrível pode lidar com qualquer sweeper da OU e até da UBER

  • CONTRAS
- Vulnerável a gelo


- Mega Garchomp perde speed o que faz com que scarfed seja sempre uma melhor opção até por que não necessita da sandstorm

Choice Scarf Physical Sweeper

Garchomp @ Choice Scarf
Ability: Rough Skin
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
/Jolly/Adamant
- Outrage/Dragon Claw
- Earthquake
- Rock Slide

- Iron Head

    Aqui é o clássico. Set que mandou esse bonitão pra Ubers. Com Choice Scarf ele acaba dando outspeed na maioria do Metagame inclusíve em Dragonite que é sua maior ameaça atual. Salamance então nem se fala...  Outrage é seu Stab mais mortal.  Infelizmente ainda sim consegue ser barrado por Walls como Gliscor. Mas leva dragon types muito facilmente e Dragonites sao pegos de surpresa achando que podem ser mais rapidos. O único não ultrapassado aqui é Kingdra em Rain, se não me engano. Dragon Claw serve unicamente de Stab draconiano caso você não confie muito no Outrage e não queira abrir o cerco pro adversário.  Vale lembrar que Outrage é barrado por qualquer Scizor, Aegislash ou qualquer tipo fada em campo.
   Earthquake é seu STAB mais confiável, visto que choice scarf te faz ter que tomar decisões mais precisas.  É seu segundo ataque mais poderoso e é efeitivo em boa parte do Metagame - Excluo Rotom,Gengar,Salamance,Dragonite e Talonflame-  
   Rock Slide e Stone Edge ficam a cargo seu. Ambos servem para dar revenge kill em Volcarona, Talonflame ou Charizard Y.  Além do que, Rock Slide tem uma Accuracy mais alta porém power bem abaixo do que Stone Edge faria por isso eu prefiro Stone Edge.
  Iron Head Preciso falar alguma coisa? serve pra dar um dano respeitável a fadas como Florges e Sylveon. 


IRON HEAD FTW!

Companheiros de time

   Magnezone e Thundurus tem uma incrível sinergia com Garchomp por suportarem todas as suas fraquezas. Magnezone ainda pode prender steel types com magnetic pull e seu HP Fire resolve o resto. Claro que isso não funciona para Heatran. 


Mixed Sweeper ( Mega Garchomp )

Garchomp @ Garchompite
Ability: Rough Skin
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Naughty Nature
- Earthquake
- Draco Meteor
- Fire Blast
- Stone Edge

  Mega Garchomp Mixed Sweeper bate forte em walls sejam elas físicas ou especiais e isso pega qualquer um de surpresa.  Ao mega evoluir seu Garchomp Earthquacke se torna seu STAB mais confiável, pode ser bufado por sandstorm caso você o use em um sand-team, o que, na verdade é o mais recomendado.
 Draco Meteor é seu STAB mais poderoso porém em questão de confiabilidade fica em segundo. Nem preciso dizer o motivo não é? ele serve apenas para finalizar pokémons de switch tais como Hippowdown e Landorus fácilmente ja que dar de cara com um Garchomp significa que você precisa lidar com ele fisicamente então usar um special atack é simplismente mortal e desestabiliza o time adversário. Draco meteor infelizmente diminui o sp atack do usario o que dificulta sua tarefa mas ao mesmo tempo não faz diferença pelo set mixado.  Fire Blast tira proveito de seus status mixados para bater forte em Ferrothorn, Scizor, Scarmory e até mesmo em um Aegislash.  Stone Edge serve para o mesmo propósito do outro set.
   É importante ressaltar que muitas pessoas acham que é loucura investir em SP. Atk em garchomp como o set acima prega, porém, seu special atack fica quase tão forte quanto seu físico que quando mega não precisa de muito buff para bater forte. Garchomp mixed continua sendo confiável para bater forte em pokémons da OU.
  A unica tarefa de Garchomp é destruir as barreiras defensivas do oponente. Pouquissimos conseguiriam resistir a seu set mixado contendo seu poderoso draco meteor.  Por isso é bom coloca-lo em frente de barreiras e walls.  Vale lembrar que nem sempre é bom mega-evoluir Garchomp de primeira, já que ele pode ser fácilmente ultrapassado quando mega por pokémons ofensivos na switch.  Por isso, sua melhor estratégia ainda é bater e correr.

Parceiros de time:
  O poder de Garchomp neste set derivará unicamente do boost que sand force trará a ele por isso pokémons como Hippowdown, Tyranitar , e outros que possam trazer sand pro campo são seus melhores aliados.  Excadrill de Sand Rush pode trabalhar muito bem neste clima retirando hazzards de campo rapidamente.  Azumarill de Choice Band é outro companheiro bem eficiente pois sem walls para para-la, ela ficará mortalmente perigosa. Talonflame também aprecia muito a capacidade de tirar walls como Rotom-W Ferrothorn e Blissey de seu caminho.

Excadrill pode ser um grande aliado para M-Garchomp!

Stealth Rock ofensivo

Garchomp @ Focus Sash/Lum Berry/Life Orb
Ability: Rough Skin
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Jolly/naive Nature
- Stealth Rock
- Earthquake
- Dragon Claw/Outrage

- Fire Blast/Swords Dance

   Neste set tiramos vantagem de Garchomp ser um dos unicos pokémon ofensivos que detem o uso de Stealth Rock.  Stealth Rock da um suporte muito bom e seu set ofensivo faz o resto, causando prejuízos por onde passa. Pelo fato dele não ser muito usado as pessoas não sabem bem como lidar, isso força os treinadores mais novatos a dar switch e é ai que você tem espaço necessário para fazer estrago.
  Earthquacke e Outrage são seus STABS prioritários. Priorize o uso deles após o Stealth Rock. Earthquacke lida bem com Aegislash e Heatran enquanto Outrage bate forte em tudo que é imune a Earthquacke - sacou a sinergia? - Claro, Dragon Claw é um bom Stab Draconiano para substituir Outrage caso você não confie muito nele... porém deixa uma lacuna de força que o Outrage proporcionaria. Fire Blast bate forte em Ferrothorn, Scizor e Scarmory ( aliás em qualquer steel type colocado para resistir ao seu Outrage/Dracon Claw ) mas se você quiser colocar ele de set apenas físico, Swords Dance o transforma na ameaça mais mortífera do time após o Stealth Rock.
   Focus Sash  garante que Garchomp setupe Stealth Rock e sobreviva para desferir golpes fortissimos em oponentes, mas com a chegada de Talonflame isso não é mais tão viável.  Rocky Helmet pune com dor aqueles que tocarem em Garchomp, em conjunção com Rough Skin. Por fim Lum Berry  cura a confusão eminente de um Outrage e Life Orb adciona mais poder aos ataques de Garchomp podendo tirar algumas walls do caminho.  Garchomp neste set não é usável em late game.
 OBS: Se não for usar o Fire Blast, prefira a nature Jolly já que ele não vai precisar de SP. Atk.


Companheiros de time
  Stealth Rock causa prejuízos a vários pokémons e alguns pokés que usufruem disto são Pinsir, Talonflame e Scizor que batem forte por prioridade dando cabo das ameaças já enfraquecidas. Um Ghost Type seria bem util também para dar Spin-Block. Infelizmente não há o que fazer com Defog.  Charizard Y e Kyurem-B são ótimos parceiros pois Garchomp resiste bem aos ataques rock que tanto estrago fariam em ambos.


Tanker

Garchomp @ Rocky Helmet
Ability: Rough Skin
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Impish Nature
- Earthquake
- Dragon Tail
- Stealth Rock

- Fire Blast/Toxic

  Neste set iremos apreciar os status defensivos de nosso dragão. Sua ability combinada com seu Rocky Helmet funciona muito bem danificando sweepers físicos que ja não arranharão ele.  Earthquacke ainda provida uma chance de finalizar pokémons já fracos pelo seu desempenho defensivo.  Este STAB serve também para bater em Aegislash ou Mawille que não temem Dragon Tail e são imunes ao toxic.  Dragon Tail serve unicamente para dar Phaze em oponentes.  Stealth Rock tem sua função de sempre e Toxic funciona para causar mais estragos - tanto psicologicamente quanto nos pokémons dele - no time oponente.  Toxic lida muito bem com Rotom- W e Hippowdown.  Fire Blast, como sempre, bate forte em steel types defensivos que não temem um Earthquacke como Ferrothorn e Skarmory.  Rest e Sleep Talker é uma boa para compensar a falta de recover moves e Stone Edge no lugar de Fire Blast ou Toxic serve para bater forte em Talonflames e Charizards. A ideia por trás deste pokémon, é parar sweepers físicos no ato e prejudica-los ao máximo.

Companheiros de Time
  Chansey será uma de suas maiores aliadas. Se você quer Restalker não terá muita preocupação se o sleep talk falhar pois ela te acordará com Heal Bell se a coisa entornar. Ela também é uma boa usuária de Wish para ajudar na lacuna de recover de Garchomp.  Chansey ainda pode parar special sweepers como Latios que destroem esta estratégia de Garchomp. Heatran defensivo também ajuda muito por aguentar todas suas fraquezas e sua estratégia de roar funciona muito bem em conjunto com Dragon Tail.



Nota final: 9,0

Opinião do autor:

   Um pokémon incrível, o mais próximo que se chega da perfeição em um Dragon type. Não dou 10 pra ele pra vocês não falarem que eu puxo o saco! 

Hoje nós ficamos por aqui galera. Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook para mais informações de nossas análises e futuros projetos. Obrigado por nos acompanharem até aqui, ótima semana pra vocês! 

FONTES: Smogon/ O Vicio

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